Onde você descarta os medicamentos vencidos: no lixo convencional, no vaso sanitário ou na pia?

Para a manutenção da saúde da população, o uso de medicamentos é fundamental, sendo que o descarte inadequado de remédios é uma das questões mais debatidas no mundo atualmente.

O descarte de medicamentos em locais não apropriados está diretamente relacionado a um grave problema de saúde pública. Ao descartar os remédios sem uso ou fora da validade no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, a pessoa, mesmo sem saber, causa impacto ambiental e oferece riscos à saúde da população.

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os resíduos de medicamentos encontram-se no Grupo B, que engloba resíduos químicos, caracterizados pela presença de substâncias químicas. Dentro dessa classe estão os produtos farmacêuticos e os quimioterápicos. A presença dessas substâncias tem sido detectada em águas (superficiais, subterrâneas e água para consumo humano) e em solos, provenientes do descarte inadequado.

A conscientização quanto à necessidade de minimizar esse processo relacionado ao descarte consciente de medicamentos é uma responsabilidade de todos. Desde os geradores de resíduos de serviços de saúde, drogarias e farmácias, distribuidores de produtos farmacêuticos até a população.

A partir do ano de 2009, um regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possibilitou a participação de farmácias e drogarias em programas voluntários de coleta de resíduos de medicamentos para descarte pela população. Inclusive, o site Ecomedicamentos, disponibiliza uma relação de postos de coletas espalhados em diversas regiões do país.

De toda forma, caso não encontre um ponto de descarte na sua cidade, é indicado buscar a Unidade Básica de Saúde do local para receber as informações pertinentes para um descarte seguro.

A seguir, confira algumas dicas para descartar medicamentos vencidos:
• Verifique com frequência a data de validade dos medicamentos que você tem em casa;
• Marque a embalagem e separe os medicamentos vencidos dos demais remédios da sua casa;
• Encontre o ponto de coleta mais próximo de sua casa e entregue os medicamentos ao farmacêutico responsável.

Agora que você conhece a importância e sabe onde descartar os medicamentos vencidos, compartilhe essa informação!