Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data dedicada à reflexão dos próprios hábitos cotidianos.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Água é celebrado no mundo todo como uma forma de chamar a atenção para as questões que envolvem água e meio ambiente.

Ao economizar água e combater focos de desperdício, além de ajudar o planeta, atitudes conscientes ajudam a aliviar o bolso, diminuindo o valor na conta. Criar hábitos de consumo responsáveis é fundamental para preservar o bem mais precioso do nosso planeta, não apenas nesse dia, mas sempre. Faça sua parte!

Confira abaixo, simples mudanças de hábitos do cotidiano que podem fazer a diferença:

1. Verifique vazamentos e torneiras pingando.

Não deixe torneiras pingando e vazamentos em casa. Faça a manutenção constantemente do encanamento. Um pequeno vazamento pode significar um desperdício imenso!

2. Use a máquina de lavar de uma vez só!

Espere até ter uma grande quantidade para lavar todas as roupas. A água da máquina pode também ser reaproveitada para lavar o quintal, a casa ou até usar na descarga.

3. Enquanto escova os dentes, desligue a torneira.

Parece ser uma atitude simples e sem muita importância, mas é possível economizar até 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada.

4. Não jogue óleo de fritura pelo ralo da pia.

Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água.

5. Limpe a calçada com a vassoura!

Uma mangueira ligada por 15 minutos desperdiça cerca de 280 litros de água. O mesmo vale para limpar o carro, use um balde e pano ao invés da torneira.
Repense seu uso diário de água.

Se cada um fizer sua parte, o planeta pode ter um futuro melhor!