Tempinho frio chegando e, com ele, muitas pessoas começam a ter aquela sensação desagradável de nariz entupido. A combinação entre clima frio, baixa umidade e a poluição do ar, transforma-se em um ambiente perfeito para a entrada de poluentes, vírus e bactérias no organismo.

Sendo assim, o nariz acaba sendo o primeiro órgão a reagir e criar mecanismos de defesa contra essas condições adversas.

Existem dezenas de causas para a congestão nasal, e ela pode não ser causada pelo acúmulo de secreção nas vias respiratórias. A dificuldade para respirar também pode acontecer quando as paredes esponjosas ou a mucosa do nariz incham. A congestão nasal é geralmente um mecanismo de defesa das vias aéreas. A congestão serve para reduzir o espaço para o fluxo do ar, diminuindo a passagem de estímulos nocivos para o restante das vias áreas.

A dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal também serve para aumentar o aporte de sangue e, consequentemente, de anticorpos e células imunológicas para a região, ajudando no combate dos germes invasores nas vias aéreas. O aumento da produção de muco, caracterizado pela presença da coriza, também age como meio de defesa, servindo para “lavar” e umidificar a cavidade nasal.

Em muitos casos, o tratamento da congestão nasal pode ser feito através de medidas simples que podem ajudar a melhorar os sintomas. Em geral, o tratamento caseiro se baseia em umedecer, lavar e diluir.

Para aliviar a sensação ruim causada pela obstrução da passagem de ar, que dificulta a respiração, o descongestionante nasal  é uma boa solução pois é capaz de umedecer (hidratar) e lavar a cavidade nasal. Além disso, também é recomendada a ingestão generosa de água para ajudar a diluir o muco (quando for o caso), e o uso de umidificadores ou nebulizadores para evitar que o ar respirado fique ressecado.

Contudo, descongestionantes nasais devem ser utilizados de maneira responsável, de preferência com ajuda de um profissional da saúde. A congestão nasal não é uma doença, é um sintoma. Resfriados, gripes, sinusites, pólipos nasais e desvio de septo são condições que podem dificultar a passagem do ar pelo nariz. Por isso, é fundamental identificar a causa antes de iniciar qualquer tratamento. Procure sempre o otorrinolaringologista para obter o diagnóstico correto para o seu problema.

A Hemafarma é uma empresa que promove o uso responsável de medicamentos. Consulte sempre um profissional da saúde!

Essencial Fit