Você sabia que a água oxigenada é o único agente germicida, composto apenas por água e oxigênio, capaz de matar bactérias e vírus (microorganismos patógenos)?

Diferente da água comum, que contém duas moléculas de hidrogênio e apenas uma de oxigênio (H2O), a água oxigenada é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e dois de oxigênio (H2O2), o que explica sua ação antibacteriana e germicida.

O poder da água oxigenada foi descoberto durante a Primeira Guerra Mundial, no início do século 20, quando ainda não haviam antibióticos e muitos soldados acabavam morrendo em decorrência de infecções. Pensando nisso, durante pesquisas, os cientistas descobriram que ao colocar água oxigenada nos ferimentos abertos, formava-se uma espuma, resultado da liberação do oxigênio adicional. Durante esse processo de desprendimento do oxigênio da solução, bactérias e fungos acabavam sendo mortos.

Desta forma, a água oxigenada foi reconhecida como um poderoso antisséptico que evita infecções, removendo tecidos mortos e impedindo a proliferação de microorganismos como as bactérias. Além disso, a substância pode ser empregada também na limpeza das gengivas, após a remoção de dentes e manipulação odontológica, por indicação de um dentista.

Porém, no caso da limpeza de ferimentos, a água oxigenada é mais eficaz nas primeiras horas após a pele ser ferida. Por isso, o ideal é lavar bem a ferida, após isso, pingar algumas gotas de substância ou mesmo borrifar com um spray.

A água oxigenada é comercializada por “volumes”, que indicam a concentração de peróxido de hidrogênio na fórmula. Uma água oxigenada 10 volumes significa que 1 litro de água oxigenada libera 10 litros de gás oxigênio (O2). 10 litros de oxigênio é 10 vezes o volume de 1 litro de água oxigenada, por isso, ela é chamada de 10 volumes.

A água oxigenada de 10 volumes é um medicamento de notificação simplificada e contém a concentração de peróxido de hidrogênio suficiente em sua fórmula, para ser utilizada como antisséptico. Existem também a água oxigenada cremosa de 20, 30 e até 40 volumes, que são cosméticos com a função de clarear os pelos do corpo. Mas não confunda os dois produtos porque a água oxigenada cremosa não pode ser usada em feridas!

Quimicamente chamada de peróxido de hidrogênio, a substância pode ser adquirida em farmácias na forma diluída (10 volumes), já que sua versão pura é muito forte e só pode ser manipulada em laboratório.

Atenção!
– A água oxigenada é um medicamento, por isso deve ser utilizado com moderação.
– Os frascos de água oxigenada devem ser mantidos sempre bem fechados. O átomo de oxigênio adicional, torna a água oxigenada uma substância muito instável, que ao ser exposta ao ar livre, perde facilmente aquele oxigênio.

A Hemafarma é uma empresa que promove o uso responsável de medicamentos. Consulte sempre um profissional de saúde!

Essencial Fit