Entre os diversos medicamentos isentos de prescrição médica disponíveis em farmácias e supermercados está o bicarbonato de sódio.

Pertencente ao grupo de medicamentos denominados antiácidos, o bicarbonato é indicado para aliviar a azia ou indigestão causadas pela acidez. O medicamento serve para neutralizar o excesso de ácido clorídrico presente no suco gástrico, evitando o incômodo do refluxo ácido, que muitas pessoas identificam como “ardor de estômago”.

O bicarbonato de sódio é um desses medicamentos que não podem faltar na sua casa.

Porém mesmo sendo super eficaz, o bicarbonato de sódio deve ser usado apenas para alívio temporário. Disponível sem necessidade da receita médica, o bicarbonato deve ser utilizado conforme as orientações disponíveis nas bulas e nos rótulos das embalagens.

O bicarbonato de sódio é contraindicado para pessoas:

– Com alcalose metabólica (pH do sangue elevado acima da faixa normal) ou respiratória (desequilíbrio ácido-base causado por hiperventilação);

– Com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrointestinal;

– Com hipocalcemia (taxa de cálcio no sangue abaixo da considerada normal);

– Grávidas e em crianças menores de 2 anos.

Lembre-se:

. O bicarbonato de sódio e todos os outros medicamentos da sua casa devem estar fora do alcance das crianças.

. O armazenamento desses medicamentos deve ser realizado longe do calor e com a embalagem bem fechada após o uso, pois a temperatura e umidade podem alterar os medicamentos.

A Hemafarma é uma empresa que promove o uso responsável de medicamentos. Consulte sempre um profissional da saúde!