A sensação de peso nas pernas é um incômodo enfrentado por homens e mulheres de todas as idades.

Permanecer muito tempo na mesma posição, realizar os mesmos movimentos por longos períodos ou muito esforço físico são fatores que podem ocasionar o peso nas pernas. Porém, é mais comum que este sintoma seja resultado de má circulação na região.

Os problemas vasculares podem ter basicamente duas causas: deficiência na circulação arterial ou problemas no retorno do sangue venoso (dificuldade do sangue retornar dos membros inferiores para o coração). Quando a causa é a circulação arterial deficiente, o sintoma mais comum é a cãimbra, mas quando o problema é venoso, os sintomas mais comuns são a sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas.

Por diversos fatores, as mulheres acabam sofrendo mais com a sensação de pernas cansadas do que os homens. Os fatores mais comuns que explicam essa diferença são:

– O uso de sapatos com saltos muito altos, que, inclusive, pode interferir na postura correta da coluna vertebral;
– O uso de roupas muito justas;
– Falta de exercícios físicos;
– Tabagismo;
– O excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Durante a gestação, as mulheres podem apresentar piora nesta sensação, por causa da alteração hormonal e pela dificuldade de retorno do sangue dos membros inferiores, devido à compressão que o útero exerce sobre a veia cava inferior.

Além disso, muitos profissionais da saúde atribuem a sensação de pernas cansadas a fatores determinantes, como obesidade e sedentarismo. Por isso, além de consultar um médico para identificar a real causa do problema, é preciso também realizar alterações nos hábitos da rotina diária.

Confira abaixo 5 dicas para estimular a circulação sanguínea, aliviando a dor e o cansaço nas pernas:

1. Use roupas e sapatos confortáveis

Evite vestuário apertado e calças justas que comprimam a circulação. Além disso, quando precisar andar por longos períodos ou permanecer horas em pé, escolha calçados confortáveis que ofereçam amortecimento adequado.

2. Faça massagens para combater o inchaço

Além da sensação de peso, muitas pessoas ficam com as pernas inchadas, por isso as massagens nas pernas são uma ótima dica. Para estimular a circulação sanguínea e melhorar a oxigenação da pele, utilize um produto com componentes relaxantes e refrescantes – que possa ajudar a revitalizar as pernas, deixando a sensação de bem-estar.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada

Priorize fibras e vitaminas presentes nos legumes e nas frutas. Beba bastante água para eliminar toxinas. E, acima de tudo, evite o consumo de álcool, gorduras saturadas e sal, pois eles favorecem a retenção de líquidos, obrigando o coração, o fígado e os rins a trabalharem acima de suas possibilidades, fomentando problemas circulatórios.

4. Evite ficar longos períodos na mesma posição

Evite permanecer longos períodos na mesma posição, mude de postura de vez em quando. Por exemplo, se você passa o dia sentado trabalhando, deve levantar algumas vezes para estimular a circulação.

5. Faça caminhadas

As caminhadas contribuem para ativar a circulação sanguínea, fortalecendo as paredes venosas e ativando o retorno venoso.

Reveja e promova mudanças nos seus hábitos para ter mais disposição no seu dia a dia! Consulte seu médico e procure seguir as dicas acima para ter um estilo de vida mais saudável e melhor qualidade de vida.

Essencial Fit