Você já parou pra pensar na infinidade de microorganismos que a pele é exposta diariamente?

Mesmo com os cuidados habituais do cotidiano, agentes contaminantes podem causar infecções ou até doenças mais graves por meio da pele. Por isso, é fundamental cuidar de qualquer tipo de feridas ou machucados, pois eles se tornam porta de entrada para bactérias, vírus e fungos.

Para feridas simples, que machucam a camada superficial da pele, a melhor opção é utilizar a dupla água e sabão. Já os ferimentos mais profundos, precisam de mais cuidados.

Para combater os microorganismos, existem os antissépticos, medicamentos específicos que, além de cuidar da saúde da pele, ajudam no processo de cicatrização de feridas e desinfecção. Os antissépticos tem o objetivo de inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas.

No mercado existem diferentes tipos de antissépticos com propriedades e mecanismos de ação diferentes. Confira abaixo alguns deles:

Azul de Metileno
Restaura camadas da pele e regenera em casos de ulcerações e é indicado para o tratamento de feridas.

Violeta Genciana
A violeta genciana é indicada para o tratamento de uma doença causada pelo fungo Candida albicans, a candidíase, um problema infeccioso capaz de afetar a pele e as mucosas.

Além de suas propriedades antifúngicas, a violeta atua como antisséptico impedindo que a doença evolua, impedindo a proliferação de bactérias e fungos. A absorção do medicamento é rápida, assim como a melhora dos sintomas como coceira, vermelhidão e ardor.

Álcool Etílico 70% 
Um dos produtos mais utilizados para assepsia da pele é o álcool 70%, pois age de maneira imediata nos microrganismos, prevenindo rapidamente infecções. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar as proteínas, provocando sua destruição. Isso não acontece quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal de 70%.

Atenção!
Todo medicamento deve ser utilizado quando necessário e com a supervisão de um médico.

A Hemafarma é uma empresa que promove o uso responsável de medicamentos. Consulte sempre um profissional de saúde!