Quem nunca teve constipação intestinal e sofreu com sintomas desagradáveis, como desconforto, inchaço, gases e dores?

Popularmente conhecida como “prisão de ventre”, a constipação intestinal é a queixa digestiva mais comum entre a população, sendo mais frequente em mulheres, maiores que 60 anos e em sedentários.

De forma simples, podemos dizer que “prisão de ventre” é uma dificuldade para evacuar, que faz com que a pessoa faça um grande esforço para evacuar e fique vários dias sem conseguir ir ao banheiro. Porém, nem sempre a frequência de evacuações é um parâmetro confiável para dizer que alguém tem constipação. Essa “prisão de ventre” é apenas um sintoma e não uma doença.

São diversos os fatores que podem desencadear a constipação, como por exemplo:

– Estresse e ansiedade;

– Sedentarismo;

– Falta de exercícios físicos;

– Consumo excessivo de proteínas e alimentos processados;

– Baixo consumo de fibras;

– Pouca ingestão de líquidos;

– Efeito colateral de medicamentos.

O tratamento inicial para constipação pode ser feito de forma simples com reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e medicamentos encontrados nas farmácias.

Os remédios para “prisão de ventre” são os medicamentos laxantes, como óleo de rícino, limonada purgativa, cloreto de magnésio e também o óleo mineral, eles facilitam a saída das fezes e o esvaziamento do intestino rapidamente. Mas é sempre bom lembrar que o uso de qualquer medicamento, deve ser sempre acompanhado por um profissional da saúde.

Se os sintomas persistirem, é indicado consultar um médico especialista para realizar um exame clínico com as informações como frequência evacuatória, características das fezes e exames laboratoriais.

A Hemafarma é uma empresa que promove o uso responsável de medicamentos. Consulte sempre um profissional da saúde!