Nas estações mais frias o organismo tem maior gasto energético e a tendência é comer mais para repor nutrientes. Mas será que você está ingerindo os alimentos corretos para manter sua saúde e o seu bem estar?

No inverno, além de sentir mais vontade de consumir alimentos calóricos, a maioria das pessoas sentem menos vontade de fazer exercícios físicos. A vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados é quase inevitável, porém, com foco e força de vontade é possível manter uma alimentação saudável.

Confira abaixo, os alimentos que ajudam a manter a saúde e o peso no inverno:

1. Sopas e Caldos

Dê preferência para alimentos que aqueçam seu corpo internamente. Sopas e caldos, além de quentinhos e nutritivos, são de fácil digestão. Porém, é necessário tomar cuidado com a ingestão de sopas cremosas, pois elas costumam ser mais calóricas.

2. Amêndoas, nozes e avelã

Consumidas na medida certa, as oleaginosas, como nozes, avelã e amêndoas, ajudam a desintoxicar o corpo, melhorando a imunidade. Além disso, elas são uma ótima fonte de proteínas, zinco, fibras e ácidos graxos essenciais.

3. Chás

Independente da época do ano, ingerir líquidos é fundamental. Por isso, além de tomar muita água, para aquecer seu corpo aposte nos chás. Além de serem ótimos calmantes naturais, os chás apresentam diversos benefícios como a melhora da digestão.

4. Frutas

Existem inúmeras frutas da época que podem ajudar a manter o organismo saudável, como laranja lima, morango, caju, carambola e kiwi. O caju e o morango são frutas ricas em vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico.

5. Alho, cebola e limão

Presentes em caldos e sopas, alho, cebola e limão são ingredientes básicos e indispensáveis. Eles possuem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória. Por isso, aposte nesses itens!

Dica: Além de investir em uma alimentação saudável, invista nos exercícios físicos. Nas estações mais frias, o metabolismo fica mais acelerado, por isso é mais fácil perder peso. Então, alie nossas dicas de alimentação à prática de atividade física e conquiste mais saúde e o corpo que deseja.