Durante o período de gestação é comum aparecerem dúvidas e junto com elas, diversos mitos e lendas. Será que você sabe definir quais são os mitos e as verdades sobre esse período mágico?

Descubra abaixo 10 mitos e verdades sobre gravidez:

1. Gestantes podem apresentar alterações na visão.

VERDADE

Por causa da variação hormonal, durante a gestação podem ocorrer alterações na visão. Olhos ressecados, aumento do grau e maior sensibilidade à luz são algumas das alterações que podem acontecer no período. Porém são alterações temporárias que devem desaparecer após o fim da gestação.

2. Ficar em jejum diminui o enjoo.

MITO

As grávidas não devem ficar muito tempo sem comer. O estômago vazio produz muitas substâncias ácidas, as quais intensificam o enjoo e a azia. As gestantes devem seguir uma dieta equilibrada, evitando comidas gordurosas e alimentos que possam causar enjoo.

3. Grávidas não podem pintar cabelo ou realizar procedimentos químicos.

VERDADE

Procedimentos como esses são perigosos para o desenvolvimento do bebê pois o couro cabeludo absorve componentes tóxicos. Benzeno, formol e amônia podem trazer riscos para o bebê. Porém, após o primeiro trimestre, a gestante pode consultar o médico para verificar a possibilidade do uso de tintas sem amônia.

4. Grávidas não devem cuidar da pele durante a gravidez.

MITO

As grávidas podem e devem cuidar da pele durante a gestação com a orientação de um dermatologista. Algumas pessoas têm receio quanto ao uso de medicamentos durante essa fase, porém existem produtos especiais para cuidar e deixar a pele da grávida mais bonita e saudável.

5. Grávidas devem evitar bebidas alcoólicas.

VERDADE

O consumo exagerado de álcool aumenta o risco de aborto e pode levar a anomalias congênitas. O consumo moderado de bebidas alcoólicas deve ser avaliado por um médico.

6. Barriga grande é sinal de bebê grande.

MITO

Diversos outros fatores influenciam no tamanho da barriga da grávida, como o tamanho da placenta ou a quantidade de líquido amniótico.

7. Gestantes devem preparar os bicos dos seios para não sentir dor ao amamentar.

VERDADE

Essa é uma ótima dica! Os mamilos variam de mulher para mulher, alguns são planos, outros invertidos. Sendo assim, as gestantes devem ficar atentas às dicas dos médicos para saber o que pode ser feito para não sofrer tanto ao amamentar.

8. Relações sexuais podem machucar o bebê.

MITO

Não há motivo para preocupação pois o feto está protegido dentro do útero. Se for uma gestação sem contraindicações, as grávidas podem fazer sexo durante todo o período de gestação.

 9. Mulheres ficam mais sensíveis durante a gestação.

VERDADE

As alterações nos níveis de hormônios podem deixar as gestantes mais sensíveis e com variações de humor. Além disso, especialistas apontam que o fator psicológico é fundamental para que haja essas alterações, afinal é uma fase única na vida da mulher.

10. Todas as grávidas sentem enjoo.

MITO

Nem todas as mulheres apresentam enjoos durante a gravidez. Os sintomas variam de mulher para mulher, por isso, um médico deve acompanhar a grávida durante o período para analisar todos os sintomas.

Essencial Fit