Para manter sempre os pés hidratados e livres de rachaduras é preciso ter uma rotina especial de cuidados.

Muitas vezes quando pensamos em cuidados para o corpo, não priorizamos a nossa base de sustentação, os pés. Para evitar rachaduras, ressecamento e calos doloridos é necessário adquirir hábitos simples e que fazem a diferença no dia a dia.

Para deixar seus pés bonitos, macios e saudáveis, confira as dicas abaixo:

1. Calçados confortáveis

Alguns hábitos como utilizar sapatos apertados/sem apoio no calcanhar (rasteirinhas e chinelos) ou andar descalço, podem causar o aparecimento de calos e agravar ainda mais o ressecamento e a formação de rachaduras nos pés. Por isso, previna-se utilizando calçados confortáveis com solas macias.

2. Hidratação com óleo de amêndoas

Outro hábito que você deve adquirir à sua rotina é a hidratação dos pés, após o banho. Depois do banho a pele absorve melhor cremes, óleos e hidratantes, por isso aproveite este momento para caprichar na hidratação. Um dos produtos hidratantes que tem ótimo custo benefício é o óleo de amêndoas. Reserve esta hora para massagear levemente os pés – incluindo unhas e cutículas – com o óleo. Além de deixar seus pés mais lisinhos e macios, o óleo ainda vai proporcionar a sensação de relaxamento.

3. Esfoliação

Para remover células mortas e estimular o aparecimento de uma pele nova e saudável, é preciso esfoliar os pés. O hábito convencional de esfoliar os pés com lixa pode ser contraindicado por alguns especialistas por engrossar ainda mais a pele, por isso dê preferência a cremes esfoliantes.

4. Limpos e secos

Outro cuidado essencial que deve ser diário é manter uma boa higiene dos pés, isso inclui lavar e secar bem. Para evitar micoses, fungos e frieiras é fundamental secar bem os pés, após o banho. Organismos fúngicos se alojam onde existe umidade, sendo assim seque bem entre os dedos.

5. Unhas e cutículas

As unhas e as cutículas também merecem uma atenção especial pois podem encravar ou infeccionar facilmente. Por isso, é indicado cortá-las retas e lixá-las cuidadosamente. Já as cutículas, devem ser preservadas pois protegem as unhas das agressões externas. Ao invés de retirá-las, aplique um removedor de cutículas e empurre as cutículas com uma espátula para retirar o excesso.

Gostou das dicas? Manter os pés macios e saudáveis não é difícil, basta manter diariamente uma rotina de cuidados básicos.

E não esqueça: caso haja necessidade, consulte um especialista. Em casos mais graves, uma podóloga poderá indicar o melhor tratamento para deixar seus pés saudáveis e bonitos.

Essencial Fit