Você já parou para pensar em como alguns hábitos da vida moderna podem ser prejudiciais para a saúde? O estresse do dia a dia, a alimentação industrializada e a falta de tempo para exercícios físicos contribuem para o aparecimento de problemas de saúde, principalmente no coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos são as doenças do coração. Por isso, aproveitamos o dia 14 de agosto, Dia do Cardiologista, para destacar alguns hábitos indispensáveis para manter o coração saudável e prevenir doenças cardiovasculares.

1. Mantenha uma alimentação balanceada

Excesso de açúcar e gordura são muito prejudiciais para a saúde do coração. Uma dieta balanceada é essencial para evitar a obesidade, contribuir para a diminuição do colesterol e evitar o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

2. Tenha acompanhamento médico

Principalmente para quem já possui histórico familiar, é fundamental ter acompanhamento de um cardiologista, independente do estilo de vida, seja um atleta ou uma pessoa sedentária. O cardiologista pode atuar no diagnóstico de doenças, na realização de exames físicos e clínicos.

3. Pratique exercícios físicos

Praticar regularmente exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia, diminui o risco de problemas cardiovasculares. Por isso, aposte em exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e corrida, que envolvem grandes grupos musculares.

4. Liberte-se dos vícios

Evite hábitos nocivos, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. O fumante apresenta um risco maior de doenças cardiovasculares, pois a nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão. Já o álcool, em excesso, pode também causar pressão alta e anormalidades do ritmo cardíaco.

5 . Diminua ansiedade e stress

A ansiedade e o stress podem piorar a saúde do coração de diversas maneiras. Entre elas, esses fatores podem contribuir para desencadear um problema alimentar e dependendo do nível de stress, para pessoas que já possuem problemas cardíacos, pode ser um gatilho para infarto ou derrame. Por isso, procure fazer uma atividade física ou qualquer outro hábito que facilite o relaxamento.

Cuide bem de você! Lembre-se: prevenção é sempre melhor remédio!

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