Quem nunca ouviu a frase: é melhor prevenir do que remediar? Não é por acaso que a afirmativa é disseminada de geração para geração. A frase se aplica a diversas situações, inclusive para quem deseja manter a pele jovem, bonita e saudável sempre.

Para não precisar recorrer a tratamentos estéticos dolorosos no futuro, é preciso rever os hábitos diários. Além de amenizar o aparecimento de sinais de envelhecimento e ajudar na prevenção de doenças, manter uma rotina de cuidados para a pele contribui para o fortalecimento da saúde em geral e da autoestima.

Realizar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada, dormir bem e utilizar protetor solar são alguns dos hábitos que podem contribuir para manter a saúde da pele. Confira abaixo algumas dicas simples que vão ajudar a proteger e manter a pele sempre linda e jovem:

1. Produtos naturais para todos os tipos de pele

Dê preferência a produtos naturais que possuem tradição em cuidados para a pele e possuem ótimo custo benefício. Produtos como óleo de amêndoas, vaselinaágua de rosas e glicerina são conhecidos por serem produtos naturais que servem de base para diversos produtos industrializados.

2. Cosméticos e dermocosméticos

Antes de investir em qualquer produto cosmético ou dermocosmético, seja maquiagem ou produtos para o tratamento da pele, é preciso consultar um especialista para que não haja risco de alergias ou quaisquer outros danos à saúde.

3. Proteção Solar

Mesmo durante as estações mais frias, é necessário utilizar o protetor solar para evitar manchas e rugas. Além disso, o uso do protetor solar pode ajudar a evitar problemas como acne, desidratação e câncer de pele.

Dica: Para evitar ou agravar ainda mais problemas, como oleosidade e acne, dê preferência aos protetores com base não oleosa.

4. Higiene

É importante investir na limpeza da pele, ao menos duas vezes ao dia, uma de manhã e outra antes de dormir. A limpeza ajuda a evitar o acúmulo de oleosidade e outros resíduos, como produtos e poeira, na pele.

5. Hidratação

Utilizar cremes, loções ou óleos hidratantes ajuda a manter a elasticidade, firmeza e maciez da pele. Mas antes, é preciso analisar se o produto é adequado para seu tipo de pele. Além disso, lembre-se que a hidratação também deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, beba bastante água.

6. Dermatologista

Para finalizar, ressaltamos a importância de ter o acompanhamento de um dermatologista. O médico dermatologista poderá fazer a avaliação do seu tipo de pele e orientar tratamentos. Além disso, o especialista ajudará a manter a prevenção de possíveis doenças cutâneas.

Essencial Fit