Manter uma rotina de cuidados ligados à higiene íntima feminina pode contribuir para que as mulheres possam aproveitar seus dias de forma mais tranquila e saudável.

A área íntima feminina, por ser uma região mais delicada, úmida e quente, requer cuidados específicos que podem ajudar a evitar a proliferação de fungos e bactérias. Confira abaixo dicas de cuidados úteis e essenciais para a prevenção de irritações, infecções, entre outros problemas da região íntima feminina:

1. Roupa Íntima – Calcinha

Para o dia a dia, dê preferência a calcinhas confortáveis, especialmente de algodão, que permitem uma boa transpiração e evita acúmulo de umidade. Além disso, sempre que possível, para que haja mais ventilação, durma sem calcinha.

2. Depilação

Evite realizar a depilação total na região íntima. Apesar de incomodar algumas pessoas, os pêlos não estão presentes à toa na região. Junto com os grandes e pequenos lábios, os pêlos protegem a região genital de agentes externos.

3. Limpeza Diária

A região íntima deve ser limpa, ao menos uma vez ao dia. Para isso, dê preferência a sabonetes neutros para higiene. Além de lavar com sabonete, é recomendado o uso de papel higiênico macio ou lenços umedecidos, sem perfume. Porém, fique atenta! Por ter sua própria proteção, a higiene excessiva da vagina pode enfraquecer seu ph.

Dica: A limpeza deve ser feita sempre de frente para trás!

4. Absorventes

Durante o período menstrual, é preciso dar ainda mais atenção à limpeza feminina. Sendo assim, antes de colocar absorventes internos, lave bem as mãos. Além disso, troque com frequência o absorvente, pelo menos, a cada 4 horas.

5. Roupas Sintéticas e Justas

As roupas sintéticas e mais justas também podem provocar atrito, prejudicando a ventilação e favorecendo a umidade na área. Por isso, evite sempre que possível!

Gostou? Seguindo essas dicas sobre higiene íntima feminina fica muito mais fácil manter a saúde sempre em dia. Lembramos que caso haja sinais de irritações ou infecções na região é recomendado a consulta com um ginecologista.

Cuide bem de você! 🙂

Essencial Fit