Agora é a vez dos homens! A Hemafarma apoia todos os movimentos que incentivam o cuidado com a saúde e prevenção de doenças, inclusive o Novembro Azul.

Mundialmente, todos os anos durante o mês de novembro, acontece a campanha Novembro Azul que tem como objetivo conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer e tem feito mais vítimas que o câncer de mama.

Não existem causas definidas para o desenvolvimento do câncer de próstata, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento da doença. Fatores como:

. Histórico Familiar

Homens que possuem familiares de 1º grau que foram diagnosticados com câncer tem maior chance de desenvolver a doença.

. DST’s

Doenças sexualmente transmissíveis – como gonorreia ou clamídia – podem aumentar o risco de câncer de próstata.

. Alimentação Desequilibrada

A alimentação inadequada pode trazer sérias consequências para o organismo e aumentam as chances de câncer.

. Idade

A partir dos 45 anos, os homens devem realizar o exame de toque retal, uma vez por ano. Se o homem possuir histórico familiar com câncer é indicado iniciar os exames a partir dos 40 anos.

Devido ao tabu construído pela própria sociedade a respeito do exame preventivo de toque retal, o preconceito acaba prevalecendo e muitas vezes o câncer de próstata é descoberto tardiamente, diminuindo as chances de cura do homem.

É muito importante enfatizar que o exame de toque é a principal medida preventiva, o meio pelo qual o médico consegue detectar anormalidades de maneira eficaz. O exame é realizado por um médico e tem duração de apenas 10 segundos. Se o homem for diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito grandes.

Por isso, cuide-se bem! Saúde em primeiro lugar!

Essencial Fit