Você sofre ou já sofreu com infecção urinária? Então preste muita atenção que explicaremos tudo sobre esse quadro, como sintomas, causas, tratamentos e muito mais. Fique atento!

– O que é?

A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema do sistema urinário, como bexiga, rins, uretra e ureteres. Devido à proximidade entre a uretra e o ânus, a doença é mais comum em mulheres.

– Causas

Não existem causas específicas para a infecção urinária, mas existem fatores que podem contribuir para a contração da doença. Confira alguns deles:

. Pessoas com a uretra menor. Quanto menor a uretra, mais chances de a pessoa ser contaminada pela infecção, pois o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar na bexiga é menor;
. Pessoas com vida sexualmente ativa facilitam a infecção urinária, especialmente as mulheres;
. Segurar por muito tempo a vontade de urinar;
. Pessoas que apresentam doenças que provoquem algum tipo de bloqueio no trato urinário, como pedras no rins e aumento da próstata;
. Após a menopausa, a baixa quantidade de estrogênio causa mudanças no trato urinário, e por isso, as chances das mulheres contraírem a infecção aumentam;
. O uso de alguns contraceptivos também podem ser fatores de risco.

– Sintomas

Os sintomas mais comuns que apresentam as pessoas com infecção urinária são:

. Ardência ao urinar;
. Urina escura;
. Dor pélvica;
. Maior necessidade de urinar;
. Urina com sangue;
. Dor no reto.

– Tratamentos

Normalmente o tratamento da infecção é feito de forma simples, apenas com antibióticos. Porém, isso pode variar de acordo com a gravidade de cada problema.

Um hábito que pode ajudar no tratamento e é indicado para qualquer pessoa que esteja com infecção urinária ou não, é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Assim, a produção de urina aumenta, ajudando a eliminar as bactérias do organismo.

Se seu corpo apresentar algum dos sintomas que listamos, procure um médico de sua confiança para solucionar rapidamente a questão. Sem tratamento, a infecção urinária pode comprometer outros órgãos do sistema urinário.

Cuide bem de você!

Essencial Fit